PSICANÁLISE O QUE É ?

O que é a psicanálise


Psicanálise é um procedimento para investigação dos processos mentais, e um método terapêutico baseado nesta investigação, destinado ao tratamento dos distúrbios psíquicos, bem como do sofrimento que acompanha esses distúrbios. É também um processo de desenvolvimento para mentes livres de maiores dificuldades, que muito se beneficiam dessa forma de terapia. É ainda, um conjunto de informações psicológicas obtidas através de uma prática clínica intensa, que possui um corpo teórico bastante abrangente, e que leva a uma compreensão profunda do mundo mental das pessoas. Para a psicanálise, boa parte das motivações que geram as emoções e os comportamentos das pessoas é determinada por fatores inconscientes que não podem ser acessados voluntariamente, e que influenciam decisivamente suas vidas. O tratamento analítico tem por objetivo ampliar a compreensão do paciente sobre suas próprias atitudes, levando a escolhas conscientes, a uma melhor condução da vida e a uma diminuição do sofrimento psíquico.

Introdução a Psicanálise

Inicialmente seria interessante entender a diferença entre terapias e psicanálise, antes de nos aprofundarmos no conceito do que vem a ser psicanálise. Para tanto pode-se lançar mão de um antigo ditado: "Todos os caminhos levam a Roma". As terapias seriam todos os caminhos e a psicanálise seria um deles. A psicanálise portanto é um tipo de terapia, que possui um campo teórico e técnicas que lhe são particulares.

Mas onde se pretende chegar através da psicanálise? Aqueles que se dispõem trilhar esse caminho o iniciam por diversos motivos: autoconhecimento, angústias, depressão, sintomas físicos dos mais diversos sem origem conhecida, etc... Porém mais importante de onde se parte é para onde se deseja chegar. Nesse sentido a psicanálise é um processo de autoconhecimento, é a análise de si mesmo com a ajuda de um profissional - o psicanalista.

De forma geral os sintomas, seja qual a forma que ele tome na vida de uma pessoa, são substitutos de processos inconscientes, traumas, desejos não revelados, etc... que permanecem a margem de nosso conhecimento. Quando tomamos contato com eles e os integramos de forma harmonica ao nosso psiquismo, os sintomas tendem a desaparecer. Nem sempre esse processo é prazeroso, e é uma verdade que muitas vezes ele é difícil, mas que no fim é extremamente compensador. A psicanálise portanto é um processo de "re-construção" de nós mesmos, escolhendo caminhos que muitas vezes estavam fechados, e com isso abrindo caminho para a mudança de nosso futuro. É importante entender e frisar que como toda terapia da fala, o desejo do paciente pela mudança é a força motora do processo, e que sem esse nada pode acontecer.

A psicanálise numa única frase é a investigação do inconsciente.

Sexualidade e desenvolvimento humano

A sexualidade infantil foi interpretada por Freud e foi escândalo e até hoje mal entendida. Depois veio Melanie Klein e aprofundou o lado "b" do ser humano, colocando no palco da fantasia o ódio e a inveja. Winnicott nos fala da integração, verdadeiro self. Bion fala da transcendência do biológico. Sexualidade em psicanálise é muito mais e também sexo.

Técnica de atendimento em psicanálise

A psicanálise possui justamente na sua técnica seu maior diferencial em relação a outras terapias. Uma das principais característias da psicanálise é que toda sua teoria é montada a partir da prática clínica definida pelas regras do "setting".

Postagens mais visitadas deste blog

DOE PALAVRAS AOS PACIENTES DO HOSPITAL MARIO PENNA ...

CURSO EM FORMAÇÃO EM PSICANÁLiSE EM BELO HORIZONTE - MG