PSICANÁLISE O QUE É ?

O que é a psicanálise


Psicanálise é um procedimento para investigação dos processos mentais, e um método terapêutico baseado nesta investigação, destinado ao tratamento dos distúrbios psíquicos, bem como do sofrimento que acompanha esses distúrbios. É também um processo de desenvolvimento para mentes livres de maiores dificuldades, que muito se beneficiam dessa forma de terapia. É ainda, um conjunto de informações psicológicas obtidas através de uma prática clínica intensa, que possui um corpo teórico bastante abrangente, e que leva a uma compreensão profunda do mundo mental das pessoas. Para a psicanálise, boa parte das motivações que geram as emoções e os comportamentos das pessoas é determinada por fatores inconscientes que não podem ser acessados voluntariamente, e que influenciam decisivamente suas vidas. O tratamento analítico tem por objetivo ampliar a compreensão do paciente sobre suas próprias atitudes, levando a escolhas conscientes, a uma melhor condução da vida e a uma diminuição do sofrimento psíquico.

Introdução a Psicanálise

Inicialmente seria interessante entender a diferença entre terapias e psicanálise, antes de nos aprofundarmos no conceito do que vem a ser psicanálise. Para tanto pode-se lançar mão de um antigo ditado: "Todos os caminhos levam a Roma". As terapias seriam todos os caminhos e a psicanálise seria um deles. A psicanálise portanto é um tipo de terapia, que possui um campo teórico e técnicas que lhe são particulares.

Mas onde se pretende chegar através da psicanálise? Aqueles que se dispõem trilhar esse caminho o iniciam por diversos motivos: autoconhecimento, angústias, depressão, sintomas físicos dos mais diversos sem origem conhecida, etc... Porém mais importante de onde se parte é para onde se deseja chegar. Nesse sentido a psicanálise é um processo de autoconhecimento, é a análise de si mesmo com a ajuda de um profissional - o psicanalista.

De forma geral os sintomas, seja qual a forma que ele tome na vida de uma pessoa, são substitutos de processos inconscientes, traumas, desejos não revelados, etc... que permanecem a margem de nosso conhecimento. Quando tomamos contato com eles e os integramos de forma harmonica ao nosso psiquismo, os sintomas tendem a desaparecer. Nem sempre esse processo é prazeroso, e é uma verdade que muitas vezes ele é difícil, mas que no fim é extremamente compensador. A psicanálise portanto é um processo de "re-construção" de nós mesmos, escolhendo caminhos que muitas vezes estavam fechados, e com isso abrindo caminho para a mudança de nosso futuro. É importante entender e frisar que como toda terapia da fala, o desejo do paciente pela mudança é a força motora do processo, e que sem esse nada pode acontecer.

A psicanálise numa única frase é a investigação do inconsciente.

Sexualidade e desenvolvimento humano

A sexualidade infantil foi interpretada por Freud e foi escândalo e até hoje mal entendida. Depois veio Melanie Klein e aprofundou o lado "b" do ser humano, colocando no palco da fantasia o ódio e a inveja. Winnicott nos fala da integração, verdadeiro self. Bion fala da transcendência do biológico. Sexualidade em psicanálise é muito mais e também sexo.

Técnica de atendimento em psicanálise

A psicanálise possui justamente na sua técnica seu maior diferencial em relação a outras terapias. Uma das principais característias da psicanálise é que toda sua teoria é montada a partir da prática clínica definida pelas regras do "setting".

Postagens mais visitadas deste blog

CURSO EM FORMAÇÃO EM PSICANÁLiSE EM BELO HORIZONTE - MG

DOE PALAVRAS AOS PACIENTES DO HOSPITAL MARIO PENNA ...

A AMAP DÁ AS BOAS VINDAS